segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Eu e o Teatro - Dez anos de Decote.

O primeiro passo no palco. 


"Decote" era um espetáculo baseado na obra de Nelson Rodrigues, escrito pela Cia Atores de Laura. Oito quadros que terminavam sempre com uma morte. Quando entrei, era pra fazer apenas dois quadros: O Terceiro, em que um coro de vizinhos ia se horrorizando diante de uma situação de incesto, e o quarto, onde uma irmã convence a outra de que se morrer, ela ficará linda. Era um processo de tantas descobertas, tantos conhecimentos, novas experiências... Eu não tinha fala, fazia pouca coisa, mas esse pouco pra mim já era tanto...
Faltando 3 dias para a estreia, tivemos um grave problema e um dos atores precisou ser substituído. David veio nos socorrer e entrou em quase todos os papéis. Porém, tinham um no quinto quadro que eu queria muito fazer. E na maior cara-de-pau, pedi o papel. Aí eu ganhei fala, rs. 
Estreamos com o coração na mão. O ensaio geral durou até as quatro da manhã no Teatro de Bolso. Ao longo da temporada, fomos amadurecendo no espetáculo nos papéis recém distribuídos. "Decote" gerou bordões que ficaram entre nós por muito tempo. Alguns duram até hoje:
- Fica quieta, Sofia.
- Feeeeia!
- Vai dar um trabalho quando crescer...
- O Clécio não é homem! O Clécio é seu irmão!
- Ela matou a irmã para ficar com A seu mundo...


E já fazem dez anos que "Decote" estreou. Tivemos duas formações. A primeira tinha Tainá, Rafael, Sérgio, Decinho, Bruno Gimenez, Juju, Carol, Tia Tânia, Sunshine, Vívian, David, Amazona, Bruno Franco, Gláucia que substituiu Nathalinha no Festival e eu. A Segunda formação contou com a entrada de Ludmilla, Elias, Pedrinho, Tio Chico e Rodrigo. Além disso tinha a participação de Leon e os gêmeos Júlio César e Carlos Eduardo como maqueiros, mais tarde substituídos por Luís Felipe.


Foi um espetáculo muito importante dentro da história da Cia. Foi o divisor de águas. O conceito de núcleo de pesquisas foi gerado ali. O que a escola e a companhia são hoje, nada mais é do que fruto do trabalho iniciado em "Decote".


Viajamos, ganhamos festival, fizemos duas temporadas, ganhamos uma apresentação em Búzios numa pousada maneiríssima, e encerramos a temporada dando ao SESC o maior público que ele já viu aqui em Campos numa apresentação maravilhosa. Sinto saudades imensas desse espetáculo e muita vontade de fazer denovo... 



















Quem sabe um dia?

7 comentários:

  1. Definitivamente a melhor peça já produzida pela Persona! Claro...em minha humilde opinião! Incrível a revelação que fazem 10 anos que estreamos. We r getting old, my friend!

    Leon

    ResponderExcluir
  2. Pois é... Na verdade mais de dez anos, rs. Estreamos em agosto de 2001...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, passa um filme na minha cabeça, tanta coisa, Tiaguinho... lágrimas de saudade chegam ao meus olhos, olhos que me foram fundamentais no Candinho, afinal eu fazia o quadro dentro de uma tina de madeira, sem marcação de corpo, basicamente rosto e voz, a primeira coisa que construí foram os olhos perdidos do Candinho... Lembro de ter assistido a primeira montagem, exultei com o espetáculo! E dois anos depois, eu era aluno da cia já, quando saindo com Tio Chico ao fim da aula VOCÊ LÊNIN, me entregou uma cópia do texto e um recado de Tânia que era pra eu estudar o Candinho, na sala da secretaria da antiga sede... sem mais.

      Excluir
  3. Legal a quantidade de detalhes que eu já nem lembrava mais! Muito bom relembrar Decote! Saudades! Juliana.

    ResponderExcluir
  4. Tantas boas lembranças. Eu acho que podem se passar 50 anos, que o afeto que sentiremos uns pelos outros será o mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, foi maravilhoso agora reviver um momento tão especial da minha vida, com tantos detalhes foi impossivel nao passar aquele filminho sabe, como foi bom fazer parte da vida de voces e permitir que fizessem da minha, e ainda fazem. Hoje mais do que nunca eu senti "SAUDADE de uma época"... é ...to velho hehehehe

    Rafael R. Linhares

    ResponderExcluir
  6. foi a peça onde você começou e foi a minha despedida depois de 10 anos no palco... ha exatos 10 anos. vamos montar de novo? rsrsrs
    saudades e beijao para todos!!!

    ResponderExcluir