quinta-feira, 5 de abril de 2012
Persona Blog: Sistema Stanislavski
Persona Blog: Sistema Stanislavski: "Muitos atores têm o hábito intolerável de ensaiar com a quarta parte da voz (sobretudo quando se trata de uma participação extraordinária). A quem serve este murmúrio indistinto sem participação interior no papel e quase sem significado? Esta recitação mecânica, sem sentido, do texto falseia o papel; e, além disso, o ator se habitua a uma representação mecânica. Você sabe certamente que cada falseamento altera a linha justa da ação. O que vai fazer o partner com uma fala que lhe é dada desta maneira? Como pode lhe dar seqüência? Como pode reagir à representação mecânica, ao desaparecimento de seqüência? Como pode reagir à representação mecânica, ao desaparecimento de pensamento e sentimento? Uma fala falsa e uma emoção falsa provocam uma resposta também falsa do interlocutor. A quem serve um ensaio assim, feito “por desencargo de consciência”? Vocês devem saber que o ator tem o dever de representar a cada ensaio com a voz plena, de dizer as falas corretamente e de receber as falas também corretamente, segundo a linha pré-estabelecida da peça e do papel."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário